O módulo de vacinação foi implementado a partir da versão 3.0, possibilitando a organização do processo de trabalho, o registro das vacinas, imunoglobulinas e soros que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, contribuindo, dessa forma, para o controle, erradicação e eliminação de doenças imunopreveníveis. O PNI define o calendário de vacinação com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Sendo assim, a equipe da Atenção Primária à Saúde realiza a verificação da caderneta para avaliar a situação vacinal e orienta a população iniciar ou completar o esquema vacinal, conforme o calendário de vacinação.
O registro da vacina no fluxo de atendimento do PEC é ativado pela opção Vacina marcada na inclusão do cidadão na lista de atendimento ou nos blocos de desfecho da escuta inicial e atendimentos realizados na UBS.

Caso a opção vacina seja selecionada, o botão “Realizar Vacinação” estará disponível.

Após clicar em “Realizar vacinação” estará disponível o registro da vacinação no PEC.
A tela para registrar a vacinação apresenta os seguintes Blocos de preenchimento:
a) Condições;
b) Vacinação e
c) Desfecho.
| Importante! Deve-se fazer o registro somente depois de realizada a vacinação. |
Este bloco apresenta ao profissional as condições específicas relacionadas ao cidadão que será vacinado. As condições são Gestante, Puérpera (quando estiver registrado sexo feminino no cadastro) e Viajante.

Quando a cidadã estiver com a condição gestação ativa é mostrado o alerta abaixo:

| Importante! Ao realizar a vacinação sempre questionar se a mulher está gestante. |
Este bloco apresenta os recursos disponíveis para o registro da vacinação.
O calendário vacinal é apresentado conforme figura.
